FAQ

[Autor] Como publicar em alguma revista do Portal de periódicos da UEMG?

O primeiro passo é realizar o cadastro, que será o meio de interação com os editores. Depois, para saber quais as diretrizes e os processos específicos, é necessário acessar o site de cada revista e consultar suas diretrizes para autores(as).

 

[Autor] Como fazer o cadastro no portal?

Para iniciar o cadastro, clique em “Não é um usuário? Registre-se no site”

Ao abrir o formulário de cadastro, preencha os campos com informações básicas sobre o usuário e com os dados para acesso. É importante utilizar um endereço de e-mail válido, ele será utilizado para o envio de mensagens e avisos, para a recuperação da senha, etc.

Caso seja disponibilizado pela revista a opção de cadastro como avaliador, haverá a opção

“Sim, solicitar o papel Avaliador.” ao final do formulário.

[Autor] Como submeter um artigo?

Se você já possui o cadastro no site, os primeiros passos são efetuar o login e clicar em “Fazer um Novo Envio”.

Serão exibidas 5 (cinco)  abas com as etapas do processo de submissão. Todos os campos devem ser preenchidos e podem conter pequenas variações, a depender do processo adotado pela revista.

Ao prosseguir, aparecerá uma janela pop-up, na qual você deverá carregar o original e selecionar o tipo do documento. O processo deve ser feito novamente, caso seja necessário adicionar documentos complementares, como tabelas, imagens, entrevistas. Ainda, na aba “Metadados”, é possível descrever o documento anexado, acrescentando data, idioma e assunto, por exemplo.

Ao final, será exibida uma relação com os documentos carregados. Caso seja necessário enviar um novo arquivo, clique em “Enviar arquivo” e para editar um arquivo já carregado, clique na seta localizada à esquerda do arquivo desejado. Terminado, basta clicar em “Salvar e continuar”.

Na próxima aba será necessário adicionar os metadados. Feito isso clique em  “Continuar” e em “ok” para confirmar a submissão do artigo.

 

O sistema apresentará a confirmação do envio do artigo e as opções “Revisar esta submissão”, “Criar uma nova submissão” e “Voltar para seu painel”. Vale destacar que a opção “Revisar esta submissão” não permite a realização de mudanças e apenas o acréscimo de comentários.

 

 

[Autor] – Como recuperar ou mudar minha senha?

Na área de login, clique em “Esqueceu sua senha?”. Depois, insira seu e-mail cadastrado e clique em “Redefinir senha”.

Acesse seu e-mail, abra o e-mail para a recuperação da senha. Ao clicar no link enviado o sistema enviará uma nova senha por e-mail. Vale destacar que esta senha é provisória e com um curto período de validade.

 

Entre novamente em seu e-mail e utilize a senha enviada para fazer o login. O sistema solicitará que você redefina sua senha.

 

[Autor] Quanto tempo demora para que a avaliação do meu artigo seja concluída?

O tempo de avaliação pode variar de acordo com a quantidade de artigos recebidos, disponibilidade de avaliadores e editores etc. Entretanto, o processo de submissão pode ser acompanhado pelo autor dentro da própria plataforma. Caso deseje maiores informações, você pode entrar em contato direto com a revista.