Os periódicos científicos são documentos cuja divulgação acontece de modo regular, assim como revistas, jornais, boletins e anais. Podem ser difundidos por meio impresso ou digital e são relevantes instrumentos de propagação de ideias, notícias e conhecimento em diversas áreas das ciências. Além disso, possuem uma finalidade muito específica: divulgar o conhecimento produzido nas comunidades acadêmicas por seus pesquisadores para que esses saberes possam ser compartilhados com outras instituições de investigação científica e também com a comunidade externa à academia.
Os periódicos científicos brasileiros devem estar inseridos em uma plataforma de editoração que garanta, entre outros, a avaliação às cegas por pares e a indexação dos artigos. A UEMG utiliza o Open Journal Systems (OJS) ou, em Português, Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Uma vez criado periódico científico, ele deve ser registrado, para tanto recebendo um número identificador exclusivo, o International Standard Serial Number (ISSN). As revistas da Universidade, para terem a chancela da Editora UEMG, devem apresentar um Projeto Editorial, conforme disposto no documento Roteiro para criação de periódicos.
Para escrever um texto científico, lembre que há regras especiais, observe-as e siga um modelo claro de organização metodológica. E consulte sempre as Diretrizes para Autores que todo periódico científico mantém. Dessa forma, você conhecerá as regras de formatação, escopo e perfil pretendidos por aquele tipo de publicação, e outras informações relevantes para adequar seu artigo às exigências de cada periódico e, assim, submeter seu texto para avaliação de modo adequado.