Capes divulga lista preliminar do Qualis: confira a classificação das revistas da UEMG

30/12/2022

Ontem, 29 de dezembro, foi divulgada a lista preliminar do Qualis referente ao quadriênio 2017-2020. Entre as 15 revistas da UEMG ativas durante o período de avaliação, 13 foram classificadas. Destacam-se a Ciência et Praxis, que atingiu a classificação A3, e as revistas Educação em Foco e Serviço Social em Debate, classificadas como A4. Publicada semestralmente desde 2008, a Ciência et Praxis é uma revista que abrange todas as áreas do conhecimento, com o objetivo de divulgar estudos e resultados de pesquisas e apresentar dossiês temáticos. Já a revista Educação em Foco, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Formação Humana da UEMG, publica estudos da área educacional para promover um debate crítico das questões atinentes ao campo da Educação. Por fim, a revista Serviço Social em Debate é um periódico vinculado ao curso de Serviço Social, que suscita discussões acerca da relação entre políticas sociais, Estado e sociedade.

Além desses, os periódicos Perspectivas em Políticas PúblicasSulear e SCIAS. Direitos Humanos e Educação receberam classificação B2; a Ciências Gerenciais em Foco e a Transverso, B3; e as revistas IntercursosLinguagens nas artesMediaçãoSapiens, e SCIAS – Educação, Comunicação e Tecnologia foram enquadradas na classificação B4.

Esses resultados somente foram possíveis a partir dos esforços conjuntos entre as equipes editoriais das revistas e a editora, no intuito de aprimorar cada vez mais os periódicos da universidade. Entre as últimas ações da EdUEMG, destacam-se a contratação de empresa especializada no OJS, para suporte aos editores e manutenção do sistema; a atribuição de DOI aos periódicos; a capacitação constante das equipes editoriais; e o Edital PAEx 02/2022, com a oferta de bolsas para que estudantes colaborassem com as atividades dos periódicos da UEMG.

A Editora UEMG parabeniza as equipes editoriais responsáveis pelo excelente trabalho ao longo dos últimos anos!